#+CONTEÚDO

Dicas para ajudá-lo no processo de escolha de profissão:

Faça uma lista de profissões a serem exploradas:

É possível que você já tenha em mente uma lista de profissões que mais lhe agradam. O primeiro exercício que proponho é que você liste, em um papel em branco ou caderno, todas as opções que você consegue se imaginar exercendo. Se você realizou um teste vocacional, junte à sua lista pessoal todas as demais opções sugeridas no teste. A partir de agora estas serão as “opções a serem exploradas”.
Também é válido adicionar aquelas profissões que você conhece pouco mas que tem interesse em descobrir mais à respeito. É bem provável que você aprenda algo inesperado durante o processo de pesquisa.

Explore as profissões da sua lista:

Descubra informações básicas sobre cada uma das ocupações listadas. Entenda os requisitos educacionais que serão exigidos durante a graduação. Analise os dados descobertos e retire da lista aquelas profissões que não parecem ser tão compatíveis com suas aptidões.
Encontre algumas informações sobre o mercado de trabalho. Procure em sites de emprego pela descrição de cargos e pesquisas salariais. Verifique tendências de emprego para os próximos anos e pondere quais opções apontadas no teste vocacional fazem mais sentido para você. Redes como o Linkedin podem ser de grande auxílio nesta etapa.

Crie uma lista reduzida:

Comece a reduzir a sua lista de opções. Baseado no trabalho de pesquisa e no seu aprendizado, comece a eliminar as carreiras que você não gostaria de seguir. O ideal é ter entre duas e cinco profissões nesta etapa. Remova aquelas que possuem tarefas que não combinam com você. Se remuneração for um fator decisivo para futuro, retire da lista as profissões que tenham menores perspectivas de emprego ou potencial de crescimento futuro.
Exclua profissões que você não consegue se imaginar cumprindo os requisitos educacionais (provas de cálculo em uma faculdade de engenharia ou examinar um cadáver em uma aula de anatomia nos cursos de medicina, por exemplo). Livre-se também daquelas que você não possui aptidões suficientes para ser bem sucedido.

Realize algumas entrevistas informais:

Agora que você possui apenas algumas opções de carreira em mãos, comece a fazer uma pesquisa mais aprofundada. Descubra pessoas formadas nos cursos em que você está interessado. Mais uma vez o Linkedin pode ser a ferramenta ideal. É provável que você consiga obter informações relevantes de pessoas que atuam na carreira dos seus sonhos.

No Linkedin você consegue encontrar grupos de ex-alunos de algumas instituições de ensino, aproveitando para questioná-los não somente pontos da profissão como da universidade desejada. Junto com a carreira, a instituição a ser escolhida é muito importante nesse momento.

Faça sua escolha de carreira:

Depois do período de pesquisas você estará apto a efetuar sua escolha. Opte pela profissão que você acredita que lhe trará mais satisfação, tendo como base toda informação reunida. No Brasil, a escolha da profissão é feita quando ainda somos muito jovens. É muito importante perceber que é permitido errar. Você pode refazer sua escolha a qualquer momento da sua vida. É possível ainda, que mesmo depois de anos em uma determinada profissão, que lhe dá prazer e remunera bem, você decida mudar. E está tudo bem! Na verdade, a vida é cheia de surpresas e quando estamos mais maduros e conscientes, descobrimos novos gostos, novos prazeres e novas aptidões.

Nunca é tarde para mudar a escolha:

Sou o exemplo vivo disso. Desde o início da adolescência tinha engenharia como uma das minhas profissões mais desejadas. Cheguei a cogitar a Arquitetura, mas me dei conta que não tinha afinidade alguma com desenhos, maquetes e projetos. Fiz o vestibular para engenharia civil. Formei, fui trainee de um grande grupo multinacional e construi uma carreira super bacana. No entanto, uma mudança de rumos na minha vida pessoal me fez descobrir a psicoterapia em 2012. Em 2015, uma nova mudança na vida profissional deu o empurrão que eu precisava para empreender. Foi quando juntei minhas habilidades e experiências profissionais com um propósito: o de levar mais felicidade e saúde emocional para as pessoas. Em 2016 surgiu a Vittude, plataforma que conecta psicólogos e pessoas que querem fazer terapia. E em 2018, estou eu aqui, falando sobre teste vocacional e me preparando para um vestibular de psicologia. Aos 36 anos e 20 anos depois de ter prestado meu primeiro concurso vestibular para engenharia. Ainda é tempo de fazer uma escolha de carreira!

Identifique seus objetivos:

Escolheu sua profissão? Fez a inscrição para o vestibular? O caminho agora é identificar seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Esse pequeno exercício permitirá que você faça escolhas mais assertivas com relação a estágio, trabalhos acadêmicos, matérias optativas, intercâmbios e outras oportunidades que surgirão ao longo da graduação.
Não perca oportunidades de interagir com pessoas que você considere brilhantes. Escolha mentores que possam orientar e acompanhar ao longo da graduação e futuramente em sua carreira.

Referência:Tatiana Pimenta

+ CONTEÚDO

Quer explorar mais ainda esse grande universo do Próximo Grande Passo? Então confira mais histórias, depoimentos, artigos, dicas, entrevistas, podcasts e vídeos.
Mindfullness (Atenção Plena) como política pública na saúde e educação no Brasil!

Os programas de mindfulness laicos e contemporâneos foram criados há 40 anos nos Estados Unidos, no final da década de 1970. Desde então, houve um “boom” de pesquisas sobre o tema, e aproximadamente 5.000 estudos científicos foram produzidos até o momento sobre esses programas. Com base nesses estudos, desde 2004 os programas de mindfulness são […]

Ler +
Dicas para ajudá-lo no processo de escolha de profissão:

Faça uma lista de profissões a serem exploradas: É possível que você já tenha em mente uma lista de profissões que mais lhe agradam. O primeiro exercício que proponho é que você liste, em um papel em branco ou caderno, todas as opções que você consegue se imaginar exercendo. Se você realizou um teste vocacional, […]

Ler +
Tempo: Como Equilibrar Família, a nossa vida e o trabalho?

Vivemos com a sensação de que não temos tempo para nada: família, amigos ou a gente mesmo. De quebra, as tarefas profissionais se acumulam, dificultando ainda mais essa equação. Equilibrar tudo isso é possível, desde que você abra espaço para os seus reais desejos, encare as suas escolhas e olhe, com generosidade, para cada uma […]

Ler +
Ampliando a Busca por Diferentes tipos de Trabalho

Algo essencial que pode dar errado quando pensamos em uma carreira é que ficamos fixados em um tipo específico de trabalho que, por um motivo ou outro, acabe mostrando não ser uma opção realista ou promissora. Talvez a vaga seja extremamente difícil de garantir, possa exigir longos anos de preparação ou esteja em um setor […]

Ler +
Arte de se Manter Sereno

Poucas habilidades são tão importantes e ao mesmo tempo tão negligenciadas quanto a capacidade de manter a calma. Quase sempre, nossas piores decisões são tomadas em momentos em que perdemos a calma e nos deixamos dominar pela ansiedade e a agitação. Felizmente, nosso poder de permanecer calmos pode ser exercitado e aperfeiçoado. Não precisamos aceitar […]

Ler +
Profissão: Publicitário / Designer Gráfico com José Neto.

Qual sua profissão? Publicitário / Designer Gráfico. O que te levou a escolher essa profissão? O gosto pela arte, por desenho, mas principalmente porque eu sempre gostei de personalizar minhas coisas e sempre quis trabalhar com o que eu gosto. Quais os desafios você enfrentou para chegar até aqui? Os desafios são vários e constantes, […]

Ler +

ASSISTA AGORA

Histórias reais sobre a vida, protragonismo, e como sonhos se tornam realidade.

Conheça o
UNIT carreiras

Capacitação profissional e oportunidade de estágio. Planeje e construa uma boa identidade profissional.
VISITAR O SITE
Contato

Telefones e endereços das Unidades Unit


0800 729 2100 - CallcenterTelefones e endereços das Unidades Unit
0800 729 2100 - Callcenter
play-circle