#+CONTEÚDO

Profissão: Jornalista e Psicólogo com Vitor Luz.

Qual sua profissão?

Sou Jornalista, Psicólogo, Coach de Comunicação e Practitioner em PNL.

O que te levou a escolher essa profissão?

Todas as profissões são completam e todas elas possuem um único propósito, desenvolvimento de pessoas. Enquanto Jornalista auxílio as pessoas a se comunicarem de forma eficiente e assertiva. Enquanto Psicólogo ilumino os caminhos para as pessoas que se sentem perdidas de seus propósitos. Como Coach desenvolvo a habilidade de comunicação das pessoas e ser Practitioner em PNL me habilita a mostrar outro ponto de vista para as pessoas para que possam re-programar seus pensamentos e comportamentos.

Quais os desafios você enfrentou para chegar até aqui?

Enfrentei muitos desafios, em minha cidade o mercado profissional é bastante desafiador, tanto por ser um tanto restrito, quanto pelas poucas oportunidades. Sempre busquei conquistar bons relacionamentos e estar pronto para quando as oportunidades chegassem e isso me ajudou a assumir posições quando tive a chance. Outro fator desafiante foi interno, olhar para dentro e encontrar as habilidades e competências necessárias, a busca pelo autoconhecimento precisa ser constante, pois se duvidarmos do nosso potencial não alcançaremos nossos sonhos e objetivos. Estar ciente do que somos capazes nos ajuda a superar qualquer desafio. Fazer terapia me ajudou nisso, inclusive a me mostrar que eu era capaz de qualquer coisa.

Você gosta da sua profissão?

Sou eternamente apaixonado por cada uma delas. Estou onde sonhei estar. Consigo utilizar a maioria das minhas habilidades e competências e tenho conseguido mudar o meu mundo e o mundo ao meu redor. Quando estamos seguindo nosso propósito de vida não tem como gostar do que se faz.

Quais as dificuldades você encontra nessa profissão?

Todas as profissões possuem uma dificuldade em comum, o mercado brasileiro. Estamos passando por um momento delicado da economia, onde as pessoas estão receosas em investir, em se permitir a novas descobertas e em se conhecerem.

Sua profissão é valorizada? Por quê?

Sim, são valorizadas. O Jornalismo é considerado como o 5º poder, onde podemos ser porta vozes das pessoas e empresas, permitindo com que elas possam comunicar o que pensam, sentem e fazem.

A Psicologia tem ganhado mais espaço na sociedade. As pessoas estão cada vez mais ansiosas, depressivas e sentindo-se perdidas. Ela traz uma nova perspectiva e luz para ela, permitindo que possam entrar em contato com seus sentimentos e emoções.

O que te motiva a continuar nessa profissão?

O que me motiva é saber que estou no caminho certo e que são profissões promissoras em grande ascensão. Outro fator que me motiva é a evolução dos meus clientes, ver o crescimento de cada um deles me revela que não devo parar.

Você sempre quis ter essa profissão?

Desde o meu segundo grau. Sabia que queria ser Jornalista e Psicólogo. No meu primeiro vestibular precisei escolher um e escolhi o Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas, depois fiz uma pós-graduação em Assessoria de Comunicação e Marketing para me posicionar no mercado, conquistar um emprego e financiar meus estudos de Psicologia na Unit AL e assim aconteceu.

O que te faria desistir dela?

Desistirei das minhas profissões quando as relações humanas não precisarem mais de intervenções.

O que você falaria para as pessoas que pensam em seguir essa mesma profissão?

Que estudem, que se comprometam, que sonhem em ser o que desejam ser. Não desistam nas primeiras dificuldades e dobrem a aposta diante da vida. Para colhermos precisamos plantar e isso se faz com muita dedicação, flexibilidade, diplomacia, humildade e vontade de transformar o mundo.

 

+ CONTEÚDO

Quer explorar mais ainda esse grande universo do Próximo Grande Passo? Então confira mais histórias, depoimentos, artigos, dicas, entrevistas, podcasts e vídeos.
Mindfullness (Atenção Plena) como política pública na saúde e educação no Brasil!

Os programas de mindfulness laicos e contemporâneos foram criados há 40 anos nos Estados Unidos, no final da década de 1970. Desde então, houve um “boom” de pesquisas sobre o tema, e aproximadamente 5.000 estudos científicos foram produzidos até o momento sobre esses programas. Com base nesses estudos, desde 2004 os programas de mindfulness são […]

Ler +
Dicas para ajudá-lo no processo de escolha de profissão:

Faça uma lista de profissões a serem exploradas: É possível que você já tenha em mente uma lista de profissões que mais lhe agradam. O primeiro exercício que proponho é que você liste, em um papel em branco ou caderno, todas as opções que você consegue se imaginar exercendo. Se você realizou um teste vocacional, […]

Ler +
Tempo: Como Equilibrar Família, a nossa vida e o trabalho?

Vivemos com a sensação de que não temos tempo para nada: família, amigos ou a gente mesmo. De quebra, as tarefas profissionais se acumulam, dificultando ainda mais essa equação. Equilibrar tudo isso é possível, desde que você abra espaço para os seus reais desejos, encare as suas escolhas e olhe, com generosidade, para cada uma […]

Ler +
Ampliando a Busca por Diferentes tipos de Trabalho

Algo essencial que pode dar errado quando pensamos em uma carreira é que ficamos fixados em um tipo específico de trabalho que, por um motivo ou outro, acabe mostrando não ser uma opção realista ou promissora. Talvez a vaga seja extremamente difícil de garantir, possa exigir longos anos de preparação ou esteja em um setor […]

Ler +
Arte de se Manter Sereno

Poucas habilidades são tão importantes e ao mesmo tempo tão negligenciadas quanto a capacidade de manter a calma. Quase sempre, nossas piores decisões são tomadas em momentos em que perdemos a calma e nos deixamos dominar pela ansiedade e a agitação. Felizmente, nosso poder de permanecer calmos pode ser exercitado e aperfeiçoado. Não precisamos aceitar […]

Ler +
Profissão: Publicitário / Designer Gráfico com José Neto.

Qual sua profissão? Publicitário / Designer Gráfico. O que te levou a escolher essa profissão? O gosto pela arte, por desenho, mas principalmente porque eu sempre gostei de personalizar minhas coisas e sempre quis trabalhar com o que eu gosto. Quais os desafios você enfrentou para chegar até aqui? Os desafios são vários e constantes, […]

Ler +

ASSISTA AGORA

Histórias reais sobre a vida, protragonismo, e como sonhos se tornam realidade.

Conheça o
UNIT carreiras

Capacitação profissional e oportunidade de estágio. Planeje e construa uma boa identidade profissional.
VISITAR O SITE
Contato

Telefones e endereços das Unidades Unit


0800 729 2100 - CallcenterTelefones e endereços das Unidades Unit
0800 729 2100 - Callcenter
play-circle